segunda-feira, 4 de novembro de 2013

VERSÕES ACÚSTICAS

OLÁ, DISCONCENTRADOS! Como vocês estão? Mais uma segunda chegou e mais umas dicas de músicas vieram junto! Para começarmos bem essa matéria de hoje, pegue o seu fone de ouvido e prepare-se. Esse final de semana veio para descansar, relaxar a beira mar, na piscina ou até num parque, mas convenhamos que tudo fica melhor com música né?
O Acústico é a ideia de fazer música só com instrumentos acústicos, sem instrumentos elétricos. O primeiro registro de uma versão acústica é do rei Elvis Presley em 1968, quando ele voltava à TV após 8 anos. Os instrumentos mais usados são violão, trazendo para muitos a ideia "voz e violão" — que se tornou um básico de versões acústicas —, a gaita, o carron, e a bateria.

A playlist de hoje vem com versões acústicas de músicas que estão nos iPods, Celulares, nas rádios, nos programas de música, enfim, em todos os lugares... E chegaram ao Disconcentra numa versão especial para vocês.


image


Começando a nossa playlist de hoje, eles que são do Canadá, formando a banda em 1999 e vem fazendo sucesso desde então: Simple Plan! É galera, a banda chega aqui com uma versão acústica de uma música que todo mundo já ouviu ao menos um trechinho por ai. A música Perfect ganhou acordes mais calminhos, sem deixar aquela emoção de lado.

image

Jared Leto, Shannon Leto e Tomo Miličević, vocês conhecem? Se você respondeu que os caras são integrantes da banda 30 Seconds To Mars,acertou! Os estadunidenses trazem uma versão gravada para uma rádio, cantando a música Hurricane. O estilo do rock alternativo da banda está bem marcado na voz de Jared, é um excelente acústico.

image

Para comemorar os 5 anos de banda, a Restart se reuniu e fez uma Restart House Session que é onde os meninos se juntaram para uma sessão Live Acústica com músicas que marcaram a carreira e homenageando aos fãs. A primeira - e única- do projeto foi a música A Vida é Uma Só que faz parte do álbum Geração Z. A session trás um ar descontraído e passa a imagem que originou a banda: quatro amigos fazendo o que fazem por amor à música.

image

Como esquecer os JB, também conhecido como Jonas Brothers? Nas semanas que se passaram todos recebemos a noticia de que os irmãos deixaram a banda - me fazendo entrar num momento nostálgico -, deixando muitos fãs tristes. Por esse e outros motivos lembrei de um acústico das músicas Get Lucky / Burnin' Up que ouvi recentemente e trouxe eles para a playlist, juntando um cover a uma música original deles. Esta performance fora feita pouco depois deles anunciarem a volta da banda neste ano. Uma pena que acabou.

image

Ele nos deixou faz alguns meses, logo em seguida seu companheiro de banda também se foi. Deixaram um CD incrível - La família 013 -, difícil não conhecer uma música deles. Acho que ficou fácil saber que estou falando de Charlie Brown Jr. Nesse acústico tem duas músicas famosas dos caras, Me encontra e Dias de Luta, Dias de Gloria, que esteve por muito tempo na boca da galera. Esse é pra cantar junto!

image

Ela passou por alguns problemas, mas deu a volta por cima e virou um exemplo para os adolescentes do mundo. Você pode escolher como gosta dela: morena, ruiva, loira, rosa, azul (esqueci de algum?). Ela vem para o Brasil no ano que vem e está lançando um álbum novo. Demi Lovato é o nome dela, e esse acústico veio da versão que ela fez para o Grammy, a música Neon Lights é uma faixa do novo trabalho da cantora. Para quem tiver curiosidade, procure assistir o show todo, que está belíssimo.

image

Linda, talentosa, já causou muita polemica, toca um pop, mas chega aqui ao Disconcentra com uma versão acústica da música Who You Are. A Jessie J fez um show para a VEVO em Londres e cantou a versão acústica de sua música. A cantora que emocionou seu público, trás consigo uma carreira fantástica. Ela, recentemente, fez um show no Brasil, no Rock in Rio e levou a galera ao delírio. Parabéns Jessie, volte sempre!

image

Você já ouviu falar em Screamo? É um estilo musical que tem a influência do Hardcore Punk surgido por volta de 1990. O ritmo é conhecido como: aquele que o cara grita. Assim como a Banda Gloria também ficou conhecida por muito tempo. Já a versão acústica da banda acaba sendo diferente até na voz, onde eles seguem a calmaria do acústico e levam isso para o vocal também. A versatilidade da banda e seu talento é de fácil reconhecimento, só parar para ouvir algumas músicas e surpresa!

image

Para fechar a playlist, o rei cola por aqui para ensinar e mostrar a todos como tudo começou. Como disse no inicio do post, Elvis Presley, no ano de 1968 fez um show acústico após alguns anos longe das câmeras das TVs e adquiriu para si o título de pioneiro em versões acústicas. Ao conhecer este fato, fui em busca de conhecer esse dia e esse momento importante para o mundo da música. Escolhi duas músicas que encontrei para vocês, Lawdy Miss Clawdy  e One Night, e com vocês: ele, o Rei... Ellllviiiiiis Preeeesleeeeey! (Gritos)

E passando por alguns estilos diferentes, por momentos nostálgicos, por novidades e adquirindo algumas informações para aprender um pouquinho mais sobre o universo musical, encerramos a matéria de hoje. Espero que tenham gostado bastante das versões acústicas. Aguardem que segunda que vem tem mais novidades.

ATÉ MAIS
— LULY

Nenhum comentário:

Postar um comentário